APCP

A partir da publicação da Portaria MF 184/2008, que determinou a convergência das Normas Internacionais de Contabilidade publicadas pela International Federation of Accountants – IFAC às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, a antes chamada “Contabilidade Pública” vem passando por um profundo processo de mudança, que envolve adoção de procedimentos, técnicas, conceitos, práticas e até de cultura voltados ao alcance dos objetivos estabelecidos perante este novo conjunto de Normas.

Assim como as NBCASP, outro importante regulamento legal publicado anteriormente, a Lei de Responsabilidade Fiscal, despertou os órgãos públicos para uma nova era; fazendo surgir a necessidade de planejamento para que as ações relacionadas aos gastos públicos estejam de acordo com os anseios e as necessidades da população.

Diante desse novo cenário, os profissionais da Contabilidade governamental passaram a desempenhar um papel de protagonismo relevante e de importância fundamental para com os entes aos quais representam. Neste enfoque, a Contabilidade vem desempenhando um papel imprescindível de auxílio no controle, no atendimento aos órgãos governamentais de controle e gestão e no monitoramento para que os entes mantenham-se economicamente equilibrados.

“A adoção de boas práticas contábeis fortalece a credibilidade da informação, facilita o acompanhamento e a comparação da situação econômico-financeira e do desempenho dos entes públicos; possibilita a economicidade e eficiência na alocação de recursos. “

Inspirados neste conceito e com o objetivo principal de integrar a classe dos contadores públicos do estado da Paraíba, fortalecendo ainda mais as suas atividades, através de ações conjuntas, foi fundada a Associação Paraibana de Contadores Públicos – APCP.


APCP-ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DE CONTADORES PÚBLICOS

A APCP – Associação Paraíba de Contadores Públicos, é uma entidade de personalidade jurídica de direito privado, instituição sem fins lucrativos; foi fundada em 23 de agosto de 2019, à partir da reunião de profissionais contadores do setor público, com atuação no estado da Paraíba.

Possui como objetivo principal a integração entre os profissionais da Contabilidade que desempenham suas atividades nas áreas contábil, orçamentária, financeira, patrimonial e controle interno e externo em entidades do setor público e correlatas, na defesa dos interesses e direitos desta classe.

Dentre o compêndio do ideário da ACPC, destaca-se a luta pelo prestígio da classe no setor e a propagação da ciência contábil, orçamentária, financeira, patrimonial e controle interno e externo do setor público, como necessária ao racional progresso das atividades sócio-econômicas brasileiras.

MISSÃO:

Promover a integração, o desenvolvimento e a defesa dos interesses e direitos da classe contábil do setor público.

VISÃO:

Ser reconhecida como entidade que prima pelo desenvolvimento das ciências contábeis aplicadas ao setor público, através da solidariedade na luta em defesa dos direitos coletivos da classe dos profissionais da Contabilidade que nele atuam.

VALOR:

Promover a defesa da classe contábil do setor público, visando o desenvolvimento das ciências contábeis do setor público, com base na igualdade democrática e no respeito à legislação e às instituições nacionais.”